Exemplar único entre os templos construídos por imigrantes europeus no Brasil, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica localizada no Bairro Warnow Alto.

A edificação teve suas pinturas interiores restauradas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2016.

No interior da capela, a pequena e única nave é bastante iluminada pelas janelas laterais que fazem ressaltar a profusão de cores e formas das pinturas que se espalham pelas paredes e teto, impressionando pelo cuidado com que foram confeccionadas. As imagens são marcadas pela simplicidade típica da arte popular, e procuram reproduzir a grandiosidade das grandes basílicas italianas. A importância que os imigrantes conferiam à religião pode ser apreciada no esmero construtivo e nos detalhes que dão forma ao espaço interno da capela. A composição do bem é marcada por uma mescla de tradições alemãs, com elementos clássicos da arquitetura italiana e particularidades da tradição polonesa.

Conta a história que em 22 de setembro de 1902 a Igreja Católica recebeu a autorização para a construção da capela, há aproximadamente 100 metros da atual edificação. No terreno existia o cemitério, hoje ampliado dentro da mesma área. Em 1904, Frei Francisco Tenschert transferiu o local para o lote atual e abençoou o sítio. Mas somente em 1924 o alemão Júlio Stoy deflagrou o início da atual construção. Tombado em nível federal desde 2007, o conjunto é composto pela capela, acompanhada da sacristia nos fundos, e pelo campanário, que se encontra separado aos fundos e à direita da igreja.




Contatos:
p.santaines@yahoo.com.br
https://www.santainesindaial.com.br

telefone : 47 3333-0298

WhatsApp : (47) 3333-0298


REDES SOCIAIS