Subscribe Now
Trending News

O Vale do Ribeirão Encano é uma das regiões turísticas de Indaial, localizada no Bairro Encano. 

A localidade é ideal para quem aprecia o contato com a natureza e é palco de várias edições da Caminhada Encantos do Vale, que acontece anualmente em Indaial. Em 2023 foram aproximadamente 800 caminhantes, de diversos locais de Santa Catarina, caminhando juntos um percurso de 14,1 km. 

Além disso, a localidade é trajeto do Circuito Regional de Cicloturismo do Vale Europeu, que engloba 9 cidades da região em 7 dias de pedal, com um total de 300 km. 

Pensando na potencialidade da região para o turismo de natureza, em junho de 2023 Indaial recebeu uma capacitação e oficina de sinalização da Rede Brasileira de Trilhas de longo percurso, conduzida pela Rede Trilhas de Santa Catarina e iniciou a estruturação da primeira trilha cadastrada no sistema de trilhas de longo curso e conectividade. E em setembro do mesmo ano, foi realizada a 8ª Caminhada Encantos do Vale com a sinalização já implantada na região do Encano.

A instituição da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade foi feita por meio da Portaria MMA nº 75 de 26 de março de 2018 e de iniciativa do ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo, que busca conectar unidades de conservação, elementos históricos, paisagísticos e culturais, distribuídos por toda a extensão do país.