Ponte em estrutura de madeira feita com encaixes, pinos e parafusos. A primeira ponte foi construída em 1954 usando canela e peroba extraídas das matas do Ribeirão Espinho. Na grande enchente de 1961 a ponte foi destruída, sendo totalmente carregada pelas águas do Ribeirão Encano. Relatos de Onofre Loes e Luiz Carlos Henkels dão conta que a ponte foi reconstruída com madeira doada do desmonte de antigas pontes de madeira em Apiúna, na época distrito de Indaial, que foram substituídas por pontes de concreto para o novo traçado da SC-23, hoje BR-470. A doação dessa madeira foi conseguida pelo então fiscal do DNER, Victor Petters.

A atual ponte foi construída em 2007, seguindo o projeto da época.

Pontes cobertas são testemunhas silenciosas de épocas passadas, fazem parte da riqueza do nosso patrimônio, trazidas pelos imigrantes. Erguem-se aqui e ali em estradas secundárias ou em locais isolados, oferecendo ao olhar dos visitantes o pitoresco das suas formas.

Você sabe porque construíam ponte coberta? A razão principal era a durabilidade, com isto, sua vida útil podia chegar a centenas de anos, com um pouquinho de manutenção.

A Ponte está localizada na região do Vale do Ribeirão Encano, não deixe de conferir outras belezas da localidade!




Contatos:
turismo@indaial.sc.gov.br
https://turismo.indaial.sc.gov.br

Comercial : 47 3333-5723


REDES SOCIAIS

Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte de Madeira Coberta do Encano