Ponte em estrutura de madeira feita com encaixes, pinos e parafusos. A primeira ponte foi construída em 1954 usando canela e peroba extraídas das matas do Ribeirão Espinho. Na grande enchente de 1961 a ponte foi destruída, sendo totalmente carregada pelas águas do Ribeirão Encano. Relatos de Onofre Loes e Luiz Carlos Henkels dão conta que a ponte foi reconstruída com madeira doada do desmonte de antigas pontes de madeira em Apiúna, na época distrito de Indaial, que foram substituídas por pontes de concreto para o novo traçado da SC-23, hoje BR-470. A doação dessa madeira foi conseguida pelo então fiscal do DNER, Victor Petters.
A atual ponte foi construída em 2007, seguindo o projeto da época.
Pontes cobertas são testemunhas silenciosas de épocas passadas, fazem parte da riqueza do nosso patrimônio, trazidas pelos imigrantes. Erguem-se aqui e ali em estradas secundárias ou em locais isolados, oferecendo ao olhar dos visitantes o pitoresco das suas formas.
Você sabe porque construíam ponte coberta? A razão principal era a durabilidade, com isto, sua vida útil podia chegar a centenas de anos, com um pouquinho de manutenção.
A Ponte está localizada na região do Vale do Ribeirão Encano, não deixe de conferir outras belezas da localidade!
Contatos:
turismo@indaial.sc.gov.br
https://turismo.indaial.sc.gov.br
Comercial : 47 3333-5723