De folhas redondas, grandes e carnosas, a planta de origem amazônica se adaptou ao clima de Indaial mediante muito esforço e perseverança. Foi um trabalho conjunto entre o padre e botânico Raulino Reitz (1919- 1990) e o preservacionista Valdemiro Nasato (1936-2003). Primeiramente a vitória-régia foi aclimatada no Rio de Janeiro, quando o Padre Raulino Reitz era diretor do Jardim Botânico. De lá, ele mandava sementes para Valdemiro Nasato aclimatar em Indaial.

Após alguns anos e várias tentativas, finalmente em 1976 a vitória-régia foi considerada aclimatada na cidade. Foi colocada em exposição pública, na cidade de Indaial, em 8 de fevereiro de 1977, nos reservatórios do Jardim da Prefeitura Municipal de Indaial – Praça Prefeito João Hennings Filho. Em 8 de fevereiro de 2002 foi inaugurado neste local o Monumento à Vitória-Régia.

turismo@indaial.sc.gov.br

: 47 3333-5723